sábado, 22 de novembro de 2014

Porque devemos ler a Bíblia Sagrada.

Poderíamos elencar inúmeros motivos para leitura, estudo, meditação ou aplicação da palavra de Deus como benefício para nossa vida como um todo, mas vamos destacar apenas três situações, nesta vida, na nossa jornada e nossa eternidade com Deus.
Nesta vida, carecemos da palavra de Deus, pois ela nos conduz a comunhão com Deus, que é muito proveitosa nesta vida, pois a presença de Deus nos orienta, nos instrui e nos mostra a vontade de Deus em sua plenitude.
A Palavra De Deus nos proporciona viver o amor de Deus e nos tornamos mais sensíveis a sua voz. Além de conhecermos a sua palavra e ter o Espírito Santo de Deus a nos lembrar das doces e gloriosas palavras de Deus, conforme as palavras de Jesus no evangelho segundo escreveu o Apóstolo João no evangelho de João 14. 23-26.
E o próprio Cristo nos afirma que a sua palavra é espírito e vida e a carne para nada serve (João 6.63). Sabemos que estamos nesta terra como estrangeiros, a nossa vida é curta e buscamos uma pátria celeste e eterna, desta forma devemos valorizar as coisas desta terra ou as coisas do céu? Claro que devemos valorizar o que é eterno ou seja, o reino dos céus. Mas não devemos desprezar a nossa vida terrena que Deus nos deu, pois nesta vida temos obrigações e responsabilidades, mas devemos ter sempre um alvo bem definido que é viver na plenitude de Deus. Parece difícil? Realmente não é fácil, mas é só lembrar do exemplo do Filho de Deus Jesus, “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo! Eu venci o Mundo”. (João 16.33b).
Para nossa jornada, Jesus disse no Evangelho de João 15.16 que devemos Ir por todo mundo e anunciar o evangelho a toda criatura, só podemos anunciar as boas novas se conhecermos as boas novas, não temos como anunciar o que não conhecemos e para falar da palavra devemos conhecê-la.
E devemos anunciar com convicção de ser ela a palavra de Deus e para isso é necessário ter fé, e como termos fé, as escrituras dizem assim: Que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus. (Rom.10.17)
E sabemos também que a boca fala o que o coração está cheio, (Lucas 6.45C) se meditarmos na palavra de Deus, nosso coração se encherá de Deus e de Sua Palavra, e assim nossa boca transbordará o nosso bom tesouro que é a sua palavra e seremos mananciais de sua palavra a corações sem Deus, é uma forma de estarmos sempre prontos a falar de sua palavra que é viva e eficaz. (Heb.4.12)
Para nossa eternidade, temos que conhecer a sua palavra para alcançarmos as mansões celestiais, pois a Bíblia Sagrada indica o caminho é nela que temos esta certeza, Jesus no Evangelho de João declara “Jesus disse: Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.”

E só conhece o caminho, quem conhece a sua palavra, mas é preciso conhecer a Deus e seu Filho Jesus também, que veio a esta terra abrir o caminho até Deus, como diz a sua palavra no Evangelho de João 17.2-3 “Pois tens dado ao Filho autoridade sobre todos os seres humanos para que ele dê a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo.” Ou seja o conhecimento das escrituras sagradas nos dá a certeza, que precisamos para alcançar Deus, e não errar o caminho, pois a falta de conhecimento é causa da destruição, e do andar coxeando em dois pensamentos e se queremos estar em Deus e em sua presença carecemos ouvir a sua voz, e sua voz soa claramente nas escrituras sagradas, creia a Bíblia Sagrada é viva, transmite vida e uma vida que transborda como água viva de dentro do seu ser, fazendo você jorrar em direção a sua eternidade, em direção a Deus, viva essa plenitude e viva para Deus, que Deus abençoe o seu coração e sua vida em nome do Senhor Jesus Cristo.





terça-feira, 11 de novembro de 2014

Professor ou Mediador eis a questão!

O Professor da Escola Bíblica deve ter uma postura de mediador, comumente a Escola Bíblica tem em seu currículo a adoção de revistas para estudos específicos, ou seja, o aluno tem condições de estudar a lição antecipadamente. Então o docente deve preparar aula visando e participação e contribuição dos alunos, o professor não deve exercer um monólogo e sim uma aula participativa, e dessa forma a aula torna mais atrativa, mas devemos sempre estar baseado na Bíblia Sagrada, Revista da Escola e outros materiais como dicionário de português, dicionário Bíblico, chaves Bíblicas e etc.

Um erro muito grave que verifico em alguns docentes no uso da revista, que pedem aos alunos lerem os tópicos e fazem um breve comentário, esse erro é o grande motivo de evasão de alunos nas nossas escolas dominicais, o correto é o professor comentar não lendo todo o conteúdo do comentário, meu conselho é que o tópico seja aberto com um texto bíblico, ou o conteúdo mais relevante do comentarista. E quando dermos exemplos não ficarmos com conversas vazias, que não dão nenhuma contribuição relevante ao assunto estudado.

Neste tipo de abordagem devemos também  ter o cuidado de saber ouvir as opiniões, não deixando o debate se acalorar muito, pois isso não é saudável, e pode trazer muitos conflitos, pois como o Apóstolo Paulo nos orienta em 2º Timóteo 2.23-25 "E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade."

E além disso saber que há questões que ainda não podemos declarar respostas conclusivas, além de uma infinidades de interpretações, sobre alguns assuntos devemos seguir o conselho de Moisés  em Deuteronômio 29.29 que diz: " As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei."

Enfim, um outro conselho que deixo é o seguinte, professor avalie sua aula com a seguinte pergunte, eu na posição de aluno viria na próxima aula me ouvir?





Escola Bíblica Dominical Dinâmica

O ensino da palavra é de suma importância para a vida cristã, pois como está escrito em Oseias 4.6a "O meu povo é destruído porque lhe falta conhecimento", mas esse conhecimento pode ter inserido com criatividade, amor e carinho.

A Escola Bíblica não pode ser entediante, pois podemos fazer campeonatos, gincanas, entre outras atividades que podem trazer mais atrativo no ensino da Palavra de Deus, pois a missão da Escola Bíblica é formar pessoas para o Reino de Deus.

Durante muito tempo estive na frente de Escolas Bíblicas, não me considero um mestre, mas acredito que posso contribuir e também com esse blogger, fortificar e unir forças com pessoas que esta seguindo a este mesmo ministério, muitas vezes desprezado, mas sabemos que a recompensa vem de Deus.

Ensinar a Palavra de Deus é uma responsabilidade e também um privilégio, espero contribuir com sua maneira de pensar em relação a Escola Bíblica e nos modos como podemos torná-la mais dinâmica e mais abençoada.

Sabemos que precisamos nos preparar em todo tempo, e nos aprimorar a todo instante, além destas informações, recomendo esse material abaixo: