terça-feira, 29 de março de 2016

Tecnologia: Benção ou Maldição.

 Revista Escola Dominical Betel

Tecnologia: Benção ou Maldição.

Lição 01 -  dia 03 de abril de 2016


Texto áureo: Mt 24.12
Textos de referência
I Ts 5.16 a 23

Introdução

Sabemos que as tecnologias vieram para ficar, e a utilização delas em geral trás mais benefícios que malefícios, mas o uso exagerado pode fazer da pessoa um ser antissocial, que não se comunica pessoalmente e além de ser capaz de trazer problemas na concentração e no demasiado corremos o risco de ficar muito tempo preso nas tecnologias e ficar sem tempo para orar, ler a palavra e ter comunhão com Deus, é preciso moderação.

Tópico 1 – Revolução Industrial
Faça uma introdução sobre a Revolução Industrial e sua importância.
Depois interaja com os alunos, e faça seguinte a pergunta, hoje em dia conseguimos ficar sem a tecnologia? Ou ainda a pergunta Tecnologia Benção ou maldição? E justifique sua escolha.
Essas perguntas servem como uma provocação, pois estamos tão imersos na tecnologia que alguns nem trazer mais a Bíblia para Igreja, usam um aplicativo da Bíblia em seu smartfone ou tablet, eu sou um tanto conservador, não discordo nem concordo, mas eu em particular prefiro estar com o meu exemplar da Bíblia Sagrada em minhas mãos.
Essas modernidades trouxeram grandes problemas, pois temos hoje acesso aos mais variados assuntos, tanto pecaminosos como a pornografia, como benéficos como um estudo bíblico, cabe a cada um de nós vigiarmos e usar com sabedoria a tecnologia a nosso favor. I Tes 5.21 e 22.

Tópico 2 A Mídia Tecnológica
Vamos ler o texto de Colossenses 3.1 ao 3
Com o texto lido podemos refletir, estamos muitas vezes tão ocupados com a TV, internet, Games e entre outras, mas estamos buscamos as coisas de Deus, ou não temos mais tempo para Deus?
Como o nosso comentarista afirma antenados sim, desligados não. Temos que saber dosar o tempo que temos para agradar aquele que nos criou e não ficarmos presos com a tecnologia, pois somos livres em Cristo Jesus.
A tecnologia foi criada pelo homem, é uma benção, mas se não soubermos usar poder ser uma maldição, exemplo disso é o sal, uma comida sem nenhum sal é sem graça, uma comida o sal na medida é saborosa e uma comida com muito sal é horrível, ou seja, se souber dosar o efeito da tecnologia em sua vida ela será uma benção.

Tópico 3 – Lições Práticas
Sabemos que podemos ficar viciados no uso da internet, um exemplo disso foi mostrado com o desespero de muitas pessoas, quando por um dia por uma decisão judicial o aplicativo Whatsapp virou fora do ar, ouvimos as mais estranhas declarações, parecia até uma reação de abstinência de um viciado por drogas, que fica atordoado, isso é sinal de vício. Crianças que não prestam atenção nas aulas por falta de concentração, tudo por causa da internet, jogos e etc. Devemos estar sempre alertas.
O comentarista alerta para um transtorno chamado de Nomofobia, que é literalmente o medo de ficar desconectado ou sem o celular, olha a que ponto pode chegar à necessidade a tecnologia.
E a Nomofobia é apenas um dos transtornos, temos o Sindrome do Toque Fantasma entre outras, tenha mais informações no link: http://saude.terra.com.br/uso-excessivo-da-internet-pode-causar-doencas-como-depressao,0689cd0f280c3ec5d3d4d954174c7e4696ieRCRD.html

Em tudo devemos ser moderados para que não sejamos apanhados por problemas, transtornos, vícios, entre outras complicações que o uso exagerado pode trazer aos adultos, jovens e crianças no uso demasiado da tecnologia.
Que possamos estar vigilantes, pois o nosso adversário está em derredor buscando a que possa tragar, mas o Senhor está conosco e nos dará sabedoria para lidarmos eficazmente com as modernidades da vida e deste mundo.
Este plano de aula serve apenas como incentivo, faça sempre questão de ter a participação dos alunos em aula, evite ler apenas os comentários da revista, afinal se fosse para apenas ler a lição, qual o motivo dos alunos virem, era só ler nas suas casas.

Que Deus abençoe a Todos e uma ótima Escola Dominical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário