sábado, 9 de abril de 2016

Os perigos da febre das redes sociais

Lição 02
Dia 10 de Abril de 2016.

Os perigos da febre das redes sociais

Texto Aúreo - Is 55.06

Texto de referência - Sl 128. 1-6

Verdade Aplicada
Não podemos permitir que nada seja mais suficiente para nós do que uma vida verdadeira em Cristo.

Introdução

Rede sociais se baseiam em curtidas e compartilhamentos, mas e o convívio real, pessoal, onde fica?
As redes sociais acabam nos tornando superficiais e distantes, pessoas isoladas com tanto amigos virtuais, um assunto preocupante que precisa ser discutido e potencialmente perigoso.

Tópico 1. Começo de Tudo.

1.1 As primeira redes sociais

Faça uma breve introdução sobre as redes sociais, sua história e evolução.

Mais informações veja links abaixo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social_virtual

No inicio das redes sociais as coisas não tão simples como hoje, para se postar uma foto, tínhamos que pegar a câmera baixar a foto no computador e depois inserir em nosso perfil, tínhamos fotos que demoravam meses para serem postadas, hoje não, num clique a foto já é incluída no perfil, com marcação das pessoas na foto e local onde foi tirada, isso é a tecnologia, da internet, redes sem fio, smartfones, tablets, entre outros.


1.2 Adolescentes e um opção contra a Timidez

Nos anos noventa a novidade eram as salas de bate-papo, os adolescentes tinham neste ambiente a chance de se relacionar com adolescentes do sexo oposto era uma alternativa para amenizar o problema da timidez.
Lembro que haviam salas de bate-papo com assuntos diversos, você entrada, saía e visualizava e assim escolhia a sala que mais adequasse ao seu perfil de assuntos e etc...

1.3 Influenciando comportamentos

A cerca de trinta anos as redes sociais transformaram o mundo de então, onde a privacidade para muitos é algo que não existe, são quase públicas numa vitrine virtual chamado de perfil.
Das redes sociais que mais se destacaram tivemos o Orkut que revolucionou as redes sociais, com perfis com fotos, possibilidade de muitas conexões, comunidades, bate- papos, jogos entre outras, o Orkut durou de 2004 a 2014, dando o lugar para o Facebook, Instagram, Twiter, entre outros.
Mais informações no link abaixo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut

2. O bem e o mal - Ef 5.15 e 16

Que sejamos sábios, pois as redes sociais estão consumindo o tempo das pessoas, temos que ter moderação, pois o mal está no uso sem limites, temos que remir o tempo.


2.1 A infelicidade nas redes sociais

O filósofo francês René Descartes declarou "Penso logo, existo" e hoje com a febre das redes sociais se posto e ninguém curti, logo não existo?

É apenas uma provocação pois vemos uma situação de exposição desnecessária, de fotos das mais variadas formas, sejam insinuantes, constrangedoras, entre outras, tudo para obter várias curtidas, comentários e compartilhamentos, é uma busca do ser visto, ser curtido e do existir.

2.2 Comunhão com Deus em risco.  

Estudo afirma que os jovens, chegam a ficar cerca de 7 horas por dia conectados, seja em redes sociais, ou jogos. Especialistas afirmar que os meninos ficam mais tempo em jogos e as meninas ficam mais envolvidas em trocas de mensagens, conforme link abaixo:

http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2013/08/segundo-pesquisa-brasileiro-fica-na-web-mais-tempo-que-media-mundial.html

E onde fica a Comunhão com Deus, haveria tempo para orar, meditar a palavra e adorar a Deus?

Que possamos meditar no texto de Is. 55.6 "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto"

O exagero no uso das redes sociais, nos afasta de Deus, não deixe isso acontecer com você.

2.3. O risco das invasões de perfis.

A invasão de perfil é um problema, nos dias de hoje, quem não recebeu aquela mensagem de algum amigo que o perfil foi invadido, pedindo que excluam o perfil antigo e aceitem o novo que é o verdadeiro.
Temos que ter cuidado ao abrir o perfil em outros computadores, pois a senha pode ficar gravada e ai está o risco de pessoas mexerem no seu perfil, postando coisas desagradáveis e em muitos casos até imagens impróprias, trazendo problemas de ordem moral.

3.Lições Práticas
Nas redes sociais, temos amigos que se encontramos na rua, muitas vezes nem conhecemos, são apenas amigos virtuais e não reais, curtimos, compartilhamos, mas não damos abertos de mão, abraços e etc...

3.1 Um novo conceito de Amizade
As redes  sociais estão modificando o conceito amigo, temos amigos que no máximo seriam seguidores ou ainda curiosos, essa superficialidade está trazendo transtornos psicológicos como depressão, síndrome do pânico entre outros. Mas que possamos estar cientes que apesar de toda essa mudança, Jesus é o amigo que podemos contar, pois ele não muda ele é o mesmo hoje, ontem e sempre. Hb 13.08 e Jo 15.15.

3.2 O comprometimento do casamento.
As redes sociais afetam todo tipo de relação, seja matrimonial, seja profissional, entre outras.
Atualmente, muitas empresas olham o perfil da pessoa para contratar, então tenha atenção nas coisas que você posta, além disso, pode haver demissões por postagens falando sobre o trabalho.
Sobre o casamento nem se fala, comentários, fotos, intimidades, além de falta de diálogo, entre outras coisas que prejudicam o relacionamento.
O casal é uma só carne (Gn 2.24), temos que valorizar a pessoa que Deus colocou em nossa vida, pois nossas atitudes demonstram o quanto valorizamos, o que Deus uniu não separe o homem (Mc 10.7-9), acesse os links abaixo:

http://mundoconectado.net/novidades-da-tecnologia/veja-5-fatos-que-podem-destruir-seu-casamento-por-causa-das-redes-sociais/
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT191732-16353,00.html

3.3 O Resgate da Perda.
Temos que ter discernimento, será que nossas relações humanas, estão perdendo espaço para as virtuais, temos que vigiar e não deixar que as redes sociais se tornem armadilhas e nos tragam prejuízos, muitas vezes irreparáveis, fique alerta e aprenda a equilibrar as coisas, pois temos que ter domínio próprio ou temperança que demostram em nós os frutos do Espírito. Ef 5.22-23.

Conclusão

Vamos valorizar as nossa família, as relações entre irmãos, filhos, pais, cônjuges, entre outras, os virtuais devem ser valorizados como virtuais e os reais como reais, cada qual no seu devido lugar.
Que a febre das redes sociais, não afete nossa saúde familiar e as nossa verdadeiras amizades, que possamos não perder o foco e realmente estarmos frutificando os frutos do Espirito, em nome de Jesus, Amém.





3 comentários:

  1. A prioridade na vida de um cristão que quer ter uma vida cheia da presença de Deus, é passar mais tempo com ELE.

    ResponderExcluir
  2. A prioridade na vida de um cristão que quer ter uma vida cheia da presença de Deus, é passar mais tempo com ELE.

    ResponderExcluir
  3. Ceramic vs Titanium Dining | TITADO
    The ceramic ceramic can titanium lug nuts be made titanium rod from titanium hammer an titanium cup alloy of ceramic metals. Tritanium Dining (Tetian Stone and Ceramic), is titanium white rocket league a glass and ceramic dining

    ResponderExcluir