Lição 03
Jogos : Largos passos em direção ao Abismo
Texto Aúreo
2Co 5.17
Textos de Referência
Jo 10.7-8, 10, 12 e 14.
Verdade Aplicada
O fruto do Espírito é capaz de refrear a dependência emocional causada pelo uso descontrolado de jogos virtuais.
Introdução
Nos tempos atuais temos jogos dos mais diversos estilos, para todo tipo de gosto e assim vem consumindo o tempo das pessoas, além de torná-los prisioneiros, através do vicio
Tópico 1
Um mundo desconhecido.
O mundo virtual dos jogos a cada dia se tornam mais reais, mais interativos e mais acessíveis, desde um console até um smartfone e tablet.
Temos que considerar e prestar muita atenção no tempo que gastamos em jogos, tempo este que não volta.
1.1. O começo do Hábito
Há pessoas que estão tão prisioneiros, que ficam horas e horas em jogos, esquecem até da hora, por ocasião de passar uma fase, ou conquistar um objetivo no jogo.
1.2.Uma Arma Poderosa
Um alerta da comunidade cientifica a respeito de jogos on-line de interpretação de personagens , onde o jogador cria uma avatar e a cada conquista adquire itens, poderes e habilidades, que simula uma realidade alternativa, e melhorando assim o perfil do jogador, criando desafios e as conquistas desafiadoras que motivam esse desenvolvimento de seu avatar entre os outros jogadores, mas esse mundo virtual é uma farsa é um mundo de mentira e sabemos que isso não é saudável. Jo. 8.4
1.3. Outras armas perigosas.
Além dos jogos de avatares on-line, temos outros jogos que invadem até a área financeira, para o viciado em jogos que para alcançar conquistas mais rápidas pagasse por créditos, itens e etc.
E há jogos que incentivam a violência, com guerras, matança,atropelamentos entre outras
2.A prova da dependência
Onde pode chegar o viciado por jogos, estudos já mostram que o viciado em jogos, é bem parecido com o viciado em drogas, sofrendo distúrbios psicológicos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADcio_por_jogos_eletr%C3%B4nicos
2.1 O Prazer produzido pelo Espírito.
Os jogos através de estimulo no cérebro, fazem o organismo liberar a dopamina, substancia essa que traz um sensação de prazer e bem-estar, mas o problema é que este estimulo não é de fatos reais e sim de virtuais e essa sensação de bem-estar torna o individuo viciado por esta sensação de bem-estar.
Mas o cristão deve estar atento, e buscar em Deus a alegria verdadeira que só o Senhor pode dar. Ne 8.10, Gl 5.22 e Ef 5.18.
2.2 Em busca de reconhecimento
No jogo ao ser vitorioso, a pessoa se sente recompensada, e isso traz alegria, principalmente a pessoas com baixa auto-estima, que são a maioria dos casos de compulsivos por jogos, buscam no mundo virtual, o que não vivem no mundo real.
http://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/69676-centro-tratamento-vicio-jogos-online-monitora-cerebro-pacientes.htm
2.3. Um mercado em crescimento.
Um mercado em expansão os gamers, como são chamados os jogadores virtuais, crescem em número a cada dia e os desenvolvedores de jogos vão criando mais jogos, aumentando a interativa e a definição destes jogadores exigentes.
Há feiras em todos os países com o intuito de divulgar novidades em jogos e além dos encontros com os colplays que são outros tipos de viciados que se fantasiam em personagens de seus jogos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cosplay
3 Lições Práticas
Essas informações podem trazer um aspecto de alerta para alguns, e para outros uma sensação de exagero, mas as informações aqui tem por objetivo trazer um alerta ao povo de Deus e das armadilhas do Diabo, pois ele para enganar se mostra até como um anjo luz para enganar o povo de Deus. 2Co 11.14-15
3.1 Inofensivo ou Perigoso?
Muitas coisas ruins que acontecem em nossas vidas, muitas vezes começaram bem inocentemente, como um torneira de água com aquele gotejar, como sabemos pode chegar a 20 litros de água desperdiçada em um dia, que possamos estar alertas e vigiar, pois o Diabo nosso adversário está em derredor, procurando quem possa tragar. 1Pe 5.08
3.2 Restaurando a Comunhão Perdida
Temos nos dias de hoje a armadilha do cavalo de tróia, o verdadeiro presente de grego, que foi recebido na Cidade de Tróia, mas a noite do cavalo saia o inimigo e a Cidade de Tróia foi vencida.
Os games são como um presente mas vão ganhando espaço e vão nos derrotando, que possamos estar atentos e não perder o contacto com seu Salvador, como diz o hino 77 da Harpa Cristã, pois os jogos podem se tornar numa nuvem negra para nossas vidas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_de_Troia
3.3 Entrando pela Porta Verdadeira
Em Jo 10.7-14, Jesus se apresenta como o Bom Pastor e o Diabo como ladrão e mercenário, que possamos discenir bem as coisas e escolher o Bom Pastor, pois o Diabo nosso adversário, não brinca de ser Diabo, devemos estar alertas a suas sutilezas, pois como no Éden é assim que ele faz, faz com que baixemos a guarda e a serpente disse certamente não morrereis, em Gen 3.4 e essa escolha trouxe o pecado e com o pecado a morte, mas Jesus veio para trazer e vida em abundância, pois Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem a Deus se não for por Jesus, Amém.
Arquivo do blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário